Drinks e Coquetéis: Mai Tai

Mai-tai

Hoje falarei de um drink que é sem duvida o mais famoso do Hawai e adorado em diversos outros locais. 

Lá pelos anos 1940 começou a popularização do tiki bar na Califórnia e, com isso, o nascimento do Mai Tai. Dezenas de restaurantes de temática polinésia abriram-se por toda a Califórnia, cada um com a sua própria coleção de cocktails exclusivos feitos de rum e sumos de frutas tropicais.

Agora decidir exatamente quem criou o primeiro Mai Tai realmente depende de cuja história você acredita, Victor “Trader Vic” Bergeron ou Donn “Don Beachcomber” Beach. Ambos foram primeiros proprietários de tiki bares na Califórnia (e mais tarde Havaí) e ambos afirmam ter feito o primeiro Mai Tai.

Primeiro, há a história de Don o Beachcomber. Em 1933, ele abriu um pequeno restaurante em Hollywood, decorou-o com as coisas que tinha coletado no Pacífico Sul – antigas redes de pesca, lanternas de navio e similares. Ele criou para o seu cardápio uma coleção de potentes bebidas de rum, incluindo o Zumbi, a Queda do Missionário, o Grog da Marinha, e algo chamado o Original Beachcomber Rum Concoction – a bebida que mais tarde se tornou conhecida como Mai Tai. Essa bebida foi feita a partir de rum cubano, Cointreau, Pernod, Angostura, suco de limão fresco e suco de grapefruit fresco.

Depois, há a história de Trader Vic. Na década de 1930, Vic Bergeron possuiu um restaurante no norte da Califórnia chamado Hinky Dinks, que foi decorado com um tema Eskimo. Coisas como sapatos de neve e peles de urso velho estavam penduradas nas paredes. A lenda diz que Bergeron esteve em Hollywood por volta de 1934, onde viu o restaurante do Don Beachcomber. Ele voltou para Hinky Dinks, redecorado com as coisas dos trópicos, e abriu seu primeiro Trader Vic’s.

Quanto ao seu Mai Tai, outra lenda diz que em 1944 no Trader Vic’s, ele queria fazer uma bebida especial para dois amigos do Tahiti. Combinou um rum jamaicano, um Curaçau alaranjado, um xarope, um orgeat francês e um suco de limão fresco e serviu-lhes. Seus amigos tomou um gole e teria dito: “Mai Tai ae roa”, que em Tahitian significa “. Fora deste mundo, a melhor” Ele então nomeou a bebida de Mai Tai.

Qual é a historia verdadeira? Vocês terão que decidir em qual acreditar, o que sabemos é que é um drink delicioso.

Curiosidades: O drink Mai-tai foi muito lembrado no filme Blue hawaii estrelado por nada menos o eterno Rei do Rock Elvis Presley.

 

Stitch vestido de Elvis
Stitch vestido de Elvis